19 outubro 2013

Vida e Autores

3 comentários:
 
Olá pessoal? Quaaaaaanto tempo não? Pois é, último bimestre do ensino médio, a correria do dia-a-dia, e o meu turno da noite na biblioteca me deixaram totalmente sem tempo para postar aqui ): Adoraria ter uma equipe no blog com umas 4 pessoas no mínimo para postarem diariamente aqui, maaaas é muito difícil achar alguém que queira se comprometer com um blog que seja de outra pessoa.
Entretanto... Depois de passar pela minha mente, fazer: Estética, Design Gráfico, Publicidade entre outros, finalmente decidi em me graduar em Direito (que diferença né?). 
Mudando de assunto, hoje vou dar dicas de autores brasileiros que "não são tão chatos assim", e que me inspira muito em escrever meus contos e de algum modo conseguem atingir aquele sentimento nostálgico, ou até mesmo transportar-me para o universo do texto. 
Roses And Sunshines | via Tumblr
Fernando Pessoa
(wiki. space: Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa13 de Junho de 1888 — Lisboa30 de Novembro de 1935), mais conhecido comoFernando Pessoa, foi um poetafilósofo e escritor português.)
fernando pessoa - Imagens do Google
Fernando Pessoa, além de imortalizar minha querida frase: "navegar é preciso viver não é preciso" para mim, é um dos poetas que mais conseguem passar  intensidade através de seus poemas. Acho que o fato dele fazer o uso de heterônimos (nome imaginário que um criador identifica como o autor de obras) envolve-nos num universo misterioso que tentamos fazer ligação entre o autor e seu suposto autor fictício.

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."

"Tenho em mim todos os sonhos do mundo."

"Ter opiniões é estar vendido a si mesmo. Não ter opiniões é existir. Ter todas as opiniões é ser poeta."

Heterônimos: Alberto Caieiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos.
Para ler: Alberto Caieiro, Mensagem, Poemas de Álvaro de Campos. 

Clarice Lispector
(wiki space: Clarice Lispector (Chechelnyk10 de dezembro de 1920 — Rio de Janeiro9 de dezembro de 1977) foi uma escritora e jornalista nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Quanto à sua brasilidade, Clarice declarava-se pernambucana.)
Clarice Lispector é muito mais que quotes, frases ou mimimi de adolescente com crise existencial. É necessário ler seus livros para sentir a complexidade de suas obras. Meu livro "Contos de Joanna" (que aliás postei seus primeiros capítulos aqui no blog), creio que teve 90% de inspiração em cima de Clarice, que me inspirou tanto depois que li "Perto do coração Selvagem" que levou-me a começar a escrever os contos. 
Intimista, ela vira os olhares não para a sociedade, mas sim, leva o leitor a uma experiência da alma humana, o que leva-nos a refletir sobre nós mesmos. 

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

"Enquanto eu tiver perguntas e não houver respostas... continuarei a escrever"

"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."

"E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano"

Para ler: A paixão segundo G.H., A hora da Estrela, Perto do Coração Selvagem, Laços de Família



Nelson Rodrigues
(wiki space: Nelson Falcão Rodrigues (Recife23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro21 de dezembro de 1980) foi um importante jornalista e escritor brasileiro, e tido como o mais influente dramaturgo do Brasil.)
Nelson Rodrigues teve como subtítulo no meu resumo de Literatura certa vez como (Nelson Rodrigues, O safado) rs. Não é que é bem por aí, mas se você ir no youtube e procurar por seus contos do livro "A vida como ela é" vai saber bem o por que. Digo safado, não no sentido de sexualidade e sim por desvendar seus contos em fins imprevisível e que deixa-nos boquiaberta. 
Teve suas obras interpretadas pelo teatro e pela televisão.

"Deus está nas coincidências"

"Nem todas mulheres gostam de apanhar, só as normais"

"Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe."

"O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes."


Para ler: A vida como ela é, Escravas do amor, O homem proibido.

É isso aí pessoal! Até mais, Beijos! (:




3 comentários:

  1. Seu blog é incrível sabia? Não sou muito de comentar mas este vale a pena. Adorei seus posts, é tudo bem organizado, não achei nada chato ou cansativo e além disso o design do blog é demais! Finalmente achei um blog q vale a pena seguir, esse é um blog que eu posso dizer se ainda não é, chegou bem perto da perfeição. E pode acreditar, eu não falaria isso para qualquer um. :)

    ResponderExcluir
  2. Já li livros da Clarice, e simplesmente me apaixonei !
    Adorei as frases, muito inspiradoras !

    ~Bye
    Explosion of Paradise

    ResponderExcluir
  3. Ótimas citações!! É uma pena que hoje em dia não temos autores tão bons ou melhor, autores reconhecidos como antes, né...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff